segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Diário Moleskine: viagem Bali

A larica matinal foi mais uma vez abrilhantada com um pequeno almoço reforçado. O último em Kuta pois ainda pela manhã partimos para Balangan. Negociei a viagem até à villa "La Joya", paguei 80 mil rupias por 40 minutos de aventura que é o trânsito em Bali. Uma pechincha por tanta adrenalina. Somos levados por um simpático timorense, residente há 25 anos em Bali, que nos conta como é mais fácil viver em Denpassar devido ao custo de vida. Este alegre taxista a meio do caminho proporcionou-nos uma cena engraçada. Para que a empresa de táxis não controlasse a sua rota e assim pudesse ganhar mais uns trocos, tapou o radar com uma toalha. Bateu as palmas a sorrir num truque quase inocente. A viagem é, portanto, alucinante. Mais uma vez vemos scooter´s a fervilhar por todos os lados e as razias são encaradas com enorme normalidade. E, claro, capacetes é para esquecer. Entretanto chegamos ao destino. O "La Joya" é um lugar extremamente sossegado, cheio de cor, de flores e da tranquilidade de um pequeno paraíso. O bengalow é o nº 6. Tivemos sorte, fica num dos sítios mais recatados da villa. Esta fica na encosta e com acesso directo à praia de Balangan. Uma praia lindíssima, frequentada principalmente por experientes surfistas. As ondas são grandes, rápidas, perfeitas e accionam aquela pontada seguida de dormência na nuca a que por vezes designo de "aquele pequeno receio". Impossível para este humilde "zorba". A água é verde, tal como a envolvência que cataloga este lugar como um dos perfeitos para muitos. Assim que chegámos refrescamo-nos nestas águas. Mais uma vez está um belo dia. Aproveitámos a boa onda e ficámos pela praia. À noite e depois de explorarmos o bengalow, jantámos no "La Joya". Não sem antes trocar uns dedos de conversa com "Jonh Lennon". Um local e trabalhador na manutenção da villa. Jonh revela ser um profundo conhecedor do futebol europeu. Informa-me que no dia anterior batemos a Hungria por 3-0. Dá-nos ainda alguns conselhos sobre o que fazer em Bali. E também o que evitar, como por exemplo, não alugar uma scooter em Kuta e não entrar em Padang-Padang sem a devida experiência, pois caso contrário, terá que "ir buscar-me à Austrália" !

Depois desta primeira noite em Balangan Beach e de um serão no nosso jardim privado, alugámos uma scooter (50 mil Rupias, + - 3 Eur) para ir até Dreamland. Uma manhã de aventura. Para chegar até esta bela praia, fazemos cerca de 7 Km. Aqui as ondas são à minha "altura" (?!) e passo a manhã na água. O almoço é na praia e antes de regressarmos ao areal, metemo-nos a caminho e fazemos mais uns quantos Km para ir até uma ATM. Não fosse a determinada altura esquecer-me que aqui conduz-se à inglesa e quase obrigar os meus pais a accionar o seguro de viagem, até tinha sido uma viagem tranquila. A tarde foi de descanso em Dreamland e antes do "sunset" (momento de especial relevo, com conotações religiosas para os balineses) regressamos ao "La Joya" para um mergulho de fim do dia na piscina, cuja água é tão confortavel depois de queimada pelo sol durante todo o dia. Para a janta e depois de momentos de relax no bengalow, abarbatamo-nos com um belo bife com puré. O dia foi cansativo, deitámo-nos cedo. Depois de espalhar o creme hidratante, claro. Hoje decidimos usufruir da villa. Passamos a manhã na exótica piscina e à tarde descemos até à praia. Bem hajam.