segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Constança


Pede-me um Moscatel. Vai lá abaixo. As azeitonas com alho preparam o caminho. O colarinho branco sobe as escadas e alegra-nos com o generoso aperitivo. A sala está quente e o ar-condicionado incomoda. Começa a chegar a maltinha. Apressam-se os dedos de conversa e os desafios habituais. Entretanto vem o reconhecido bife. Eu e o Pai alinhamos no Bacalhau. Excelente. Mesmo bom. O Pai não gosta dos Pimentos. Mete para o lado. As belas esposas partilham as mais recentes experiências deste gracioso estado que é ser mãe. Os bandidos, muito menos intelectuais, questionam quais as substituições da semana e apreciam o golo do Fábio. Mas a pergunta mantêm-se. Quem é o teu capitão?

Entre vozearias e zombarias, cantam-se os parabéns ao Marcos que, no ânimo dos seus 27, determina a vinda de um Beirão e faz sorrir o Mendonça. Os cafés ajudam a digerir o repasto.

Como se estivesse a aguardar o timing certo, a Constança dá sinais. Jantou, passeou mas agora é hora de conviver. Mas à séria. Cá fora. O Pai põe a camisola nas costas. Tira a camisola das costas. Põe a camisola nas costas. Mantendo uma postura tranquila e irrepeensível, a Mãe sente aquilo que só elas sentem. Chegou a hora. Atarantado o Pai acompanha a Mãe a caminho da casa branca. Cenário mais doce...nem o Moscatel. Bem Vinda Constança.

5 comentários:

Marta disse...

E deixou a "poça de água" no chão pra contar a história :)

E eu já testemunhei...é linda a Constança.
Parabéns familia Manique Gaio

rita disse...

Também testemunhei a "poça de água" no chão...e assustei-me!!!

Um beijinho enormeeee para os três!!! :))

Doutor disse...

Constança: na tua longa vida, irás perceber que em cada uma das muitas encruzilhadas com que te deparares, terás muitas vezes dois, três ou mais caminhos, escolhas que farás de uma forma consciente e da maneira que achares mais correcta. Infelizmente, outras há que te são impostas, marcas que terás que carregar para o resto da vida sem que nada possas fazer quanto a isso...a cor dos teus olhos, o nome que escolheram para ti...e o teu pai. Que a tua vida seja recheada de alegria, e que seja suficiente para compensar esta malvadez que não se faz a ninguém.

PS: não te zangues, grande Minorca. Parabéns aos 3.
PS2: isto está a ficar bom para o Manelito...

Anónimo disse...

Os meus comentários aqui têm sido em tom leve, mas como se trata da minha filha permitam-me algo mais sério:
Gostei muito desta prosa, relato genial dum momento que ficará para o resto das nossas vidas e que sugere que esta miuda dava nas vistas mesmo antes de nascer, primeiro no casamento do Sérginho e da Ana e agora nos anos do Marcos.
Quero agradecer a todos, à familia que tem sido um pilar e aos amigos que têm sido familia...
Em breve será a Constança a por e a tirar a camisola das costas e com toda a certeza estaremos todos por perto (se calhar o Manel vai estar mais perto quando ela tirar a camisola lol), a vossa companhia tem-nos ajudado muito aos 3, e espero que assim continue quando formos 4, depois 5, etc.
Tudo Isto só foi possivel pela Carmen, tenho muito orgulho nela, que nunca desistiu de me colocar no futuro dela e me concedeu agora uma filha linda. Carmen Amo-te.

Anónimo disse...

Parabéns para a familia toda...
Beijinhos para as meninas e abraço
para o menino ;)

Champ